By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Governo Federal contempla 21 escolas de Barra do Piraí com projeto de leitura

31 10 Governo Federal contempla 21 escolas de Barra do Pira com projeto de leitura

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, enviou Ofício nº4781/2023 à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí parabenizando o município por cumprir a meta de mais de 80% de seus alunos em sala de aula. O feito rendeu à 21 unidades escolares barrenses a inserção ao programa Cantinho da Leitura, que visa promover esta ação junto aos estudantes locais. O número de frequência foi extraído do MEC em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS), que gerencia o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo e que beneficia a população de baixa renda de todo o país.

De acordo com Camilo Santana, os dados foram coletados pelo sistema Presença, com o registro e monitoramento de frequência escolar dos estudantes da Educação Continuada e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estar em sala de aula é uma das condicionalidades requeridas pelo programa. O ministro ainda aponta que Barra do Piraí seguiu a premissa de oferecimento de “serviço de educação digno e de qualidade”.

“Dessa forma, este ministério agradece e parabeniza essa prefeitura, na medida em que apresentou mais de 80% do acompanhamento da frequência escolar, ao alcançar e superar a meta estabelecida pelo MDS. Tal engajamento do município, ao impedir baixos índices de frequência – indicadores da situação de risco que devem ser considerados nas políticas de proteção às famílias –, foi fundamental para a permanência de crianças e jovens na escola”, frisou o ministro da Educação, acrescentando que, com a parceria, será possível “construir uma educação de qualidade”.

O secretário interino de Educação de Barra do Piraí, Wanderson Barbosa, comemorou tais números e adesão ao novo projeto de incentivo à leitura. “Pra falar a verdade, ficamos surpresos com este anúncio. Logo que ficamos sabendo, entramos no sistema do Governo Federal para contatar as unidades contempladas. Esse resultado é frutos de esforços que estão sendo implementados dentro de sala de aula, seja com as disciplinas, seja com projetos complementares e pedagógicos. Estamos numa nova fase da educação barrense”, aponta Wanderson.

Já o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, relembrou dos números em investimentos na Educação barrense, que chegam à casa dos 30% do orçamento municipal. Além disso, o chefe do Executivo barrense apontou que, ter aplicado recursos na reconstrução de dezenas de escolas e equiparado o salário dos professores ao piso nacional, também contribuiu para o resultado positivo na frequência escolar.

“São várias ações realizadas na Educação de Barra do Piraí, que ficaríamos aqui, por horas, discutindo e debatendo. A aplicação de recursos além do que vem do Governo Federal, e acima do que preconiza a Constituição Federal, bem como a reconstrução e padronização de mais de 20 escolas e creches, a valorização profissional, o chamamento de mais de 200 professores - e tantos outros pontos - reforçam o que a administração pública deve fazer: mais pela população. E é esse ponto que precisa ser relembrado e jamais esquecido, pois sabemos que é pela educação que chegaremos a um mundo melhor”, aponta Mario Esteves.

Frank Tavares

 

 

 

 

Últimas Notícias

    Divulgação PMBP   A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Ambie...

    leia mais

    Divulgação PMBP/Foto: André Marques   A Secretaria de Esporte e Lazer de Barra do Piraí est...

    leia mais

    Foto: André Marques | Divulgação PMBP Na manhã desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Barra do Pi...

    leia mais

    Anuncio

    cpea1

    Promea banner01

    cpea mrs

    respostapublica

    ConsultaPublica

    siafic

     

     

    Últimas Notícias

    • All
    • Noticias
    • Shuffle
    • Asc
    • Desc

    Divulgação PMBP   A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Ambie...

    Read More

    Divulgação PMBP/Foto: André Marques   A Secretaria de Esporte e Lazer de Barra do Piraí est...

    Read More

    Foto: André Marques | Divulgação PMBP Na manhã desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Barra do Pi...

    Read More

       Divulgação PMBP   A primeira obra da revitalização do Centro de Barra do Pira...

    Read More

    Divulgação PMBP   A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí está cedendo um espaço do Centro...

    Read More

    Divulgação PMBP   Pensando nos pecuaristas do município, a Secretaria de Agricultura de Bar...

    Read More

    More In Noticias  
     Iptu2024
     isencao iptu
     
     Hidrometros
     
    portal de transparência
     
    covid
     
    logo cmda
     
    banner boletim municipal
     
     banner dispensa
     
    banner licitacao
     
     Editais
     
    alobarra
     
    banner enota
     
     bt fundoprev
     
    saude mulher
     
    banner esus
     
    Btn saude
     
    HelpDesk
     
     narcoticos
     
     famila inscricao