Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Agricultura de Barra do Piraí inicia mais uma campanha de vacinação contra febre aftosa

aftosa no turvo

Divulgação PMBP

Pensando nos pecuaristas do município, a Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí começou, na quinta-feira, 18, a distribuição gratuita da vacina contra febre aftosa. A distribuição dos imunizantes ocorrerá na própria Secretaria de Agricultura, localizada na rua Ramiro Jaime da Fonseca, 164, Centro, das 9 às 18 horas, de segunda à sexta-feira. Além disso, por ser um local mais distante da sede do município,  na sexta-feira, 19, a partir das 10 horas, a equipe da secretaria esteve em São José do Turvo para distribuir as vacinas aos pecuaristas do distrito.

Os interessados devem levar isopor e gelo para o acondicionamento e transporte da vacina. Além disso, devem apresentar o CPF correspondente ao seu cadastro no Núcleo de Defesa Agropecuária.

A Febre Aftosa é uma doença que afeta animais como bovinos e bubalinos. Sua transmissão se dá por meio do contato entre um animal saudável com um doente ou pelo contato com materiais, água e alimentos contaminados. A enfermidade pode causar uma série de problemas aos animais, tais como queda da produção de leite, emagrecimento, febre alta, inflamação nas tetas, lesões nas patas entre outras coisas.

Dessa forma, a doença representa um grande prejuízo para os pecuaristas, uma vez que ela impede diretamente a venda de seu produto, impondo barreiras que dificultam a comercialização tanto local quanto internacional daquele produtor. Portanto, o intuito da vacina é desenvolver imunidade e reduzir a propagação do vírus no rebanho.  Assim, ela colabora para que haja um maior controle da doença, diminuindo as consequências e efeitos negativos, tanto financeiros quanto sociais, para o pecuarista, mantendo a valorização do gado.

O secretário de Agricultura, Espedito Monteiro de Almeida, comentou sobre a finalidade da pasta com a distribuição da vacina.“O trabalho da Secretaria de Agricultura é pensado no homem e na mulher do campo. Nosso objetivo é dar subsídios para que eles possam continuar no campo e de lá tirarem seu sustento e o de sua família. Através do grande apoio do prefeito Mario Esteves estamos avançando no processo de vacinação do rebanho de nossa cidade. Lembrando sempre que o município de Barra do Piraí é um dos poucos do estado em que a prefeitura compra e distribui a vacina de forma gratuita. Nós fazemos questão de oferecer esse serviço aos pecuaristas, e isso é uma marca do compromisso da pasta e do Executivo para com os produtores rurais da cidade”, apontou Monteiro.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, ressaltou a dedicação do poder público em oferecer mais segurança aos negócios dos pecuaristas. “Por meio de iniciativas como essa, garantimos que esses trabalhadores possam desempenhar suas funções sem o medo de perderem seu gado. Essa é uma atividade digna e importantíssima para o funcionamento de várias atividades na cidade. Por isso, a pauta agropecuária sempre recebeu e continuará a receber o devido destaque nas ações do poder público”, pontuou o chefe do Executivo.

Daniel Fialho